Recordando o I Encontro da Família Campani, trago aqui um artigo escrito pelo anfitrião Carlos Antonio Campani para o Jornal FATO NOVO do Vale do Caí, em 05 de janeiro de 1995:
MEMÓRIAS DE UM CAÇADOR
Nôno, El Terrível
FAMÍLIA CAMPANI!
Fábrica de Cerveja Campani |
Na cidade de Volterra, ao norte da Itália, tinha um engenheiro de nome Luigi Campani, participou da construção do novo Teatro da referida cidade. O engenheiro Luigi, depois casa-se com uma dama da alta sociedade e da família Del Bava Arrighi, sendo assim, introduzida na alta nobreza da cidade de Volterra, cujo ato público foi em 9 se setembro de 1832. Aqui no Brasil, especificamente no Rio Grande do Sul, os Campani já tiveram e têm participação na vida política: Antônio José Campani foi deputado estadual; Júlio César Campani foi vereador em São Sebastião do Cai, e hoje é Inspetor da Caixa Estadual; Dra. Raquel Campani Schiedel é professora universitária e Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul; Darci Campani é líder político do PT, vereador em Porto Alegre e professor universitário, com curso de pós-graduação em Israel. Temos Campani no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, temos Campani na TELEPAR do Paraná, no Banco do Brasil em Brasília também temos Campani. Passo a transcrever o discurso proferido por Júlio César Campani no dia do 1° Encontro:
"Irmãos e irmãs Campani, presentes hoje neste primeiro encontro da família Campani. É com enorme satisfação e acima de tudo, um grande amor, com grande emoção que nós podemos hoje estar reunidos aqui em Pareci Novo, para comemorar, para brindarmos juntos a união da família Campani. Certo dia, ou certo dia atrás, andando pelo interior do Estado deste Rio Grande, que mora neste peito, li e ouvi uma frase que me calou muito: 'Leva dentro do teu coração duas grandes paixões, sendo que estas duas grandes paixões, dele, jamais poderão ser tiradas'. Quais seriam elas? Primeiro, o seu trabalho. O homem consegue as coisas para si, com base no seu trabalho, com base no seu esforço e com base no desprendimento. E a segunda maior delas, para que seu trabalho seja frutífero, para que seu trabalho tenha êxito, é a família. A família... o que seria de nós, se nós não tivéssemos família, para nos momentos de angústia e tristeza, para nos momentos de amor e de alegria, estar sempre ao nosso lado. E a esta família Campani,, hoje mais do que Campani, porque aqui, temos outras tantas famílias e se fôssemos citar outros sobrenomes, talvez cairíamos em erro de esquecer esse ou aquele; mas, com certeza, aqueles que ao lado dos Campani que aqui estão, vieram sobretudo e sobre maneira dar à nossa família Campani mais qualidade.
A todos vocês, que de uma ou outra maneira fazem parte da família Campani e especialmente aos Campani, o nosso mais sincero, profundo e amoroso agradecimento por terem vindo hoje, de longínquos rincões deste Rio Grande, vieram até Pareci Novo. Quero por derradeiro e para não me alongar e tornar-me cansativo, quero nesse momento, fazer um agradecimento especial a duas pessoas, das quais foi plantada, germinada e por fim, está aqui a árvore plantada. Porque tive a oportunidade de participar da I Citrusflor, onde dois Campani ali se encontravam, elaboraram e idealizaram 'que tal nós fazermos um encontro das famílias Campani', a estas duas pessoas, embora que uma delas eu seja suspeito em falar, é o meu pai, pelo amor que tenho por ele, e a outra, a qual neste momento entregarei simbolicamente um boné, com a inscrição 'Campani Símbolo de Fartura', retribuindo assim, sua participação na elaboração do I Encontro das Famílias Campani."
Pedro Frederico Oscar Campani
Abaixo, algumas fotos do III Encontro dos Descendentes de Ludwig Campani:
Olá Raul!!!
ResponderExcluirParabéns pela família e pela preservação das tradições. Todos deveriam valorizar a família. Bom fim de semana!!!
Abraço :)
Obrigado Raul,
ResponderExcluirpor mais informações da nossa familia amada.
Abraços
Geisa Maria Fernandes Campani