Memorial da América Latina |
Por fim, a questão do Mercosul como meio de integração de países que, apesar de suas diferenças, tem em seus históricos processos de exploração de seus povos e que precisam divulgar as suas culturas:
"I. Nas últimas décadas, a arte latino-americana conquistou seu lugar no mundo.
II. O pensador mexicano Edmundo O'Gorman preferiu falar da "Invenção da América", ao estudar o processo iniciado em 1492. O processo também foi denominado de "encontro de dois mundos".
III. De invenção histórica a América passa a ser então uma criação cultural. A miscigenação natural foi sucedida pela miscigenação cultural. A arte americana traçou duas grandes avenidas: a cultura do surreal e a cultura do racional. O barroco latino-americano é expressão maior da 1ª, o neoclassicismo aqui re-elaborado, representa a última. Ambas as orientações já estavam presentes nos modelos dos dois mundos. Mas nessas terras é que elas conseguem se firmar e adquirir perfis próprios.
Candombe, 1921, óleo sobre tela, 75 x 105 de Pedro Figari |
VI. O uso das linguagens internacionais para abordar as problemáticas locais teve valiosas ramificações e contribuiu de forma significativa para a arte contemporânea do mundo.
Embora tardiamente, a integração política e econômica avança a partir do Mercosul. Mas o que acontece é que acentuamos as divergências, nunca as concordâncias, o que atrasa longamente a unidade regional. Quais são as benditas diferenças se ainda subsistem em alguns países vestígios de autoritarismo, de desigualdade, de estagnação, de atraso, de miséria? Sobressaímos mais pelo acúmulo de analogias. E quem negará as verdadeiras diferenças, as da geografia, das riquezas naturais, da superfície.
A integração cultural também não extingue a variedade: apenas a preserva, incorporando-a à somatória de suas vivências e propostas."
Fonte:
GLUSBERG, Jorge. América Latina: uma arte nossa para o mundo inteiro. In: II Bienal de Artes Visuais do Mercosul: catálogo geral. Porto Alegre: FBAVM, 1999. p.25-31.
Artigo Relacionado:
Reescrevendo a História da Arte Latino-Americana
Comentários
Postar um comentário