Reflection (autorretrato), Óleo sobre tela, 1985, Lucian Freud |
Lucian Michael Freud nasceu em em Berlim no ano de 1922, filho de pais judeus, Ernst Ludwig Freud, arquiteto, e de Lucie Brasch. Ele é neto do psicanalista Sigmund Freud e irmão do escritor e político Clement Raphael Freud e de Stephan Gabriel Freud.
Em 1933, Lucian e sua família mudaram-se para a Inglaterra para escapar do nazismo na Alemanha, ganhando a cidadania britânica no ano de 1939, fixou-se em Londres, onde vive e trabalha até hoje.
Considerado por alguns como um artista tradicional, pela sua maneira de produzir em ateliê com modelo vivo, é exatamente essa posição que é retratada na exposição e é o modo como ele produz a maior parte do tempo de sua vida. Mais do que catalogá-lo como tradicional, realista ou o que quer que seja, ele é um artista de grande expressividade, que parece captar a psicologia da pessoa retratada. Seria algo herdado do seu avô, o fundador da psicanálise Sigmundo Freud? Suposições a parte, seu trabalho carrega uma carga emocional muito forte, o que pode ser visto através do vídeo abaixo.
O pintor Lucian Freud faleceu nesta quarta-feira, dia 20 de julho, na sua casa em Londres. Ele estava com 88 anos, pois havia nascido em 08 de dezembro de 1922.
ResponderExcluir